Roupas de Festa Junina

A Festa Junina é uma festa muito popular e comemorada nos quatro cantos do Brasil, é feita para celebrar o dia de São João no mês de junho.


Tradições das festas juninas

As festas juninas que são tão populares no nosso país, na verdade são uma mistura e uma amostra da diversidade cultural que temos aqui no Brasil.

Para quem não sabe, a origem da festa junina está principalmente em Portugal, os portugueses tinham o costume de comemorar o dia de São João através destas festas e trouxeram os costumes para o Brasil na época da colonização.

Com o tempo, as festas começaram a ter a influência de outras culturas, como as quadrilhas que surgiram das danças marcadas francesas, a tradição das fogueiras e dos fogos de artifício que foram trazidos pelos chineses e também às danças de fitas que foram trazidas pelos espanhóis.

Em relação às comidas típicas, muitas tem grande influência dos africanos que também tiveram grande papel na colonização do nosso país.

Ao longo dos anos, todas essas diversidades culturais foram se misturando e criaram a atual festa junina do nosso país, tão sedutora e alegre, que toma conta da maioria das cidades e escolas de todo o país durante o mês de junho.


Roupas e trajes utilizados


Uma das partes mais aguardadas das festas juninas são as quadrilhas. As quadrilhas nada mais são do que um tipo de dança teatral, em que os participantes são os padrinhos, noivos e o padre, que encenam um casamento na roça.

Como o casamento é na roça, todos vão vestidos a caráter, ou seja, com roupas de caipiras.

As mulheres vão com vestidos, todos remendados e com tecidos divertidos e alegres, geralmente usam meias e sapatos confortáveis, para aguentar toda a festança da quadrilha.

Os homens vão com chapéu, uma camisa e uma calça remendada, sem esquecer-se da botina, para retratar o verdadeiro traje caipira.

As pessoas que participam da quadrilha ficam com um aspecto muito divertido, a maquiagem é essencial, as sobrancelhas são unidas com a ajuda de um lápis, nas mulheres são feitas pintinhas nas bochechas e nos homens não pode faltar o bigode.

Também é possível ir com roupas country nas festas juninas, que também possuem músicas desse estilo.












Nenhum comentário: